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Dra Ana Luisa

Sete estratégias para evitar o ganho de peso após parar de fumar

10/05/2019

 

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Sete estratégias para evitar o ganho de peso após parar de fumar:

Alguns fatores podem contribuir com o ganho de peso – e é importante saber quais são esses mecanismos para você poder dribla-los. Fazendo a coisa certa, dá até para emagrecer nesse período.

O primeiro fator a levar em conta é a mudança no metabolismo já que nicotina acelera a queima de calorias. Por isso, se continuar comendo como antes, o ganho de peso é quase certo. O segundo ponto é a melhora do paladar e do olfato, pois a nicotina e outras substâncias tóxicas do cigarro amortecem as papilas gustativas, deixando os alimentos sem sabor. Assim, na ausência dela, a comida volta a ficar apetitosa e cresce o risco de comer além da conta. A terceira questão é a oralidade: o alimento preenche a necessidade de ocupar a boca, recuperando parte do prazer do cigarro. Além disso, há a ansiedade. Quando bate aquela vontade louca de fumar, a pessoa corre para a geladeira. Por isso, para largar de vez o vício sem fazer o ponteiro da balança subir, é essencial seguir algumas estratégias.

1. Prepare a despensa e organize a geladeira
Dê fim às guloseimas – doces, biscoitos recheados, chocolates e pacotes de salgadinho - já que elas costumam ser os alvos dos ataques compulsivos que podem acontecer nessa fase. Deixe à mão comidinhas saudáveis para beliscar como algumas frutas cortadas em cubinhos e hortaliças cortadas no formato de palito, como pepino, cenoura e salsão, por exemplo. Dá para mergulhar a pontinha dos vegetais em alguma pasta light, à base de tofu ou iogurte.

2. Estabeleça horários fixos para se alimentar
Fumantes nem sempre têm uma rotina alimentar porque o cigarro tira a fome, por isso, ter horários fixos para as refeições ajuda a evitar o ganho de peso. 

3. Dê um tempo no café e nos drinques
Alguns alimentos acentuam o sabor e “chamam” o cigarro – o café e as bebidas alcóolicas são os principais deles.

4. Aposte nas proteínas sem anular os carboidratos
Inclua ovo, frango, peixe e carnes magras no almoço e jantar e queijos magros  ou de peito de peru nos lanches. As proteínas aceleram o metabolismo e evitam o comer compulsivo. Já os pães e massas integrais em porções moderadas ajudam a manter o equilíbrio emocional.

5. Aumente o consumo de água
A hidratação ajuda a desintoxicar o que ainda resta de nicotina no organismo – que é liberada pela urina. Além disso, com o estômago cheio de líquido, a sensação de fome é menor.

6. Resista aos momentos de tentações recorrendo aos aliados
Bala e chicletes sem açúcar, canela em pau, lasquinhas de gengibre, cravo e até o habito de escovar mais vezes os dentes ao dia podem ajudar e passar o tempo que os ex-fumantes teriam com o cigarro na boca, é normal e esperada, mas a vontade de fumar dura, no máximo, cinco minutos.

7. Mexa-se mais
O exercício libera substâncias que trazem bem-estar, ajudam a compensar a mudança metabólica e reduzem a vontade de acender um cigarro. Se você for sedentário, uma caminhada de meia hora, três vezes por semana, ajuda. Se já treina, aumente a carga ou a intensidade da malhação.

Foto: (Arquivo - Vogue)

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Sobre a Clínica Dra. Ana Luisa Vilela _  Slim Form: Clínica médica especializada em emagrecimento e nutrologia, referência de um novo conceito de emagrecimento com saúde, boas práticas nutricionais, enzimas, ganho de massa muscular, estética corporal e facial liderada pela Dra. Ana Luisa Vilela Barbosa.

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