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Dra Ana Luisa

Sem açúcar = mais saúde

26/02/2019

 

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Explica-se transformações e benefícios ao retirar o açúcar refinado da dieta. 

Ele está presente na mesa dos brasileiros de diferentes formas e nem sempre explícita. Dispensável por ser fonte de calorias vazias, que não agregam nutrientes ao organismo, o açúcar é um dos grandes vilões da dieta e da vida saudável. Eliminá-lo completamente não é algo fácil, mas é totalmente possível e se reflete na silhueta e na saúde.

O açúcar refinado não é bom para a saúde. Abolir este ingrediente da dieta é algo que deve ser feito aos poucos para evitar a síndrome da abstinência e uma possível recaída, mas é algo que todos deveriam fazer. 

A abstinência surge de diversas formas, como desejo, insônia, irritação e até dores de cabeça. Isso ocorre porque o açúcar refinado é uma substância tão viciante quanto a cocaína! Um estudo realizado por cientistas da universidade americana de Princeton, descobriram que o ingrediente afeta a mesma região ligada ao prazer e bem-estar que a droga, tornando-se fonte de vício para muitas pessoas.

Há muitos benefícios em tirar o ingrediente da mesa, o principal deles é o emagrecimento. A falta do açúcar refinado favorece a quebra da gordura, principalmente na região do abdômen. Por isso, as pessoas que não ingerem o ingrediente emagrecem e desenham o corpo com muito mais rapidez e facilidade. 

Outro benefício é afastar o risco de diabetes tipo 2. Esse tipo de doença crônica é causada pela intolerância do organismo à insulina, que sobrecarrega o pâncreas e pode levar a diversos outros problemas de saúde potencialmente fatais, como doenças cardíacas e falência renal.

Os dentes também vão ficar mais fortes e claros, porque sofrem menos chances de serem atacados pelas cáries e outros problemas bucais.

O açúcar refinado também favorece processos inflamatórios, como a celulite, e até a fermentação no intestino, que ajuda no aparecimento da candidíase. O que comemos pode ser remédio ou veneno, dependendo da dose. Vemos que as pessoas têm consumido hoje muito mais calorias do que há 50 anos atrás e como consequência temos doenças que nossos antepassados não tinham.

Como começar?

Aos poucos e gradativamente,os docinhos do dia a dia podem ser trocados por frutas doces, como manga, uva e caqui, que são ricos em frutose – um açúcar natural e mais saudável -, o cafezinho e o suco podem ser adoçados com adoçantes de stévia, sucralose ou aspartame para não perder a referência do sabor, e até o chocolate ao leite pode ser substituído pela versão amarga, 70% cacau.

Começar é meio caminho andado. O corpo não vai sentir falta do açúcar porque você vai continuar fornecendo energia para ele por meio dos carboidratos, como pães, batata e arroz – preferencialmente na versão integral. O consumo de açúcar é mais social do que fisiológico. 

Foto(Adriana Calvo)

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Sobre a Clínica Dra. Ana Luisa Vilela|Slim Form: Clínica médica especializada em emagrecimento e nutrologia, referência de um novo conceito de emagrecimento com saúde, boas práticas nutricionais, enzimas, ganho de massa muscular, estética corporal e facial liderada pela Dra. Ana Luisa Vilela Barbosa.

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